quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

EMPRESTADOS?

SIM OU NÃO?

A questão dos emprestados tem sido muito colocada em consequência das saídas de Palhinha e Joel Pereira. Eram dois jogadores que faziam a diferença no onze de Quim Machado, duas mais valias. Joel chegou e não sendo aposta de Velázquez foi com Quim Machado que assumiu a baliza dos azuis. Palhinha desde o início da temporada que é um titular indiscutível. São dois pilares na estrutura deste Belenenses de Machado.
 Podemos perguntar qual a razão do regresso. Palhinha faz sentido para o sporting, é um futuro enorme, e nem Petrovic nem Meli convenceram, portanto a segurança para precaver William é Palhinha. Vai jogar menos mas vai jogar para a taça e taça da liga certamente,
 Joel não faz sentido, não vai ter minutos, vai ser terceiro guarda redes. Um jovem com 20 anos que está a jogar regularmente deve ficar,  para o Manchester não me parece inteligente parar a progressão de um guarda redes tão promissor.
 Mas falemos do Belenenses. Foram duas mais valias, aumentaram a qualidade do plantel, deram pontos à equipa. Palhinha em Guimarães e Joel em Santa Maria da Feira por exemplo. Sem eles o Belenenses estaria mais abaixo na tabela. Portanto qualidade acrescentam.
 A nível financeiro é positivo e negativo. Não pagamos mas também não lucramos!
 O problema reside na estabilidade do plantel ao longo da temporada. O medo está instaurado nos adeptos do Belenenses, e certamente em Quim Machado. Perder dois jogadores essenciais (se contarmos com Gerso são 3) a meio da época é recomeçar tudo outra vez. Foi o se passou com o Mister em Setúbal. E recomeçar tudo outra vez é perder jogos no início e ver a moral a cair drasticamente! É uma instabilidade enorme para um clube que está a meio da tabela.
 Como resolver? Primeiro não vivendo de empréstimos, tem de existir um limite de emprestados. O plantel deve ter uma base de temporada em temporada para garantir a estabilidade do balneário, e facilitando o trabalho ao treinador. E claro, um clube que não recebe 400 Milhões de televisões e Chinas deve ter nos jogadores um meio para lucrar.
 Segundo, cláusulas contratuais no empréstimo. Os jogadores não podem regressar ao clube mãe no mercado de inverno! Se não emprestarem por isso não podemos abdicar da coesão do plantel ao longo da temporada.
 Em relação a estes tempos, resolvam a situação, existe verdadeiramente falta de jogadores no plantel. Um terceiro guarda redes, um médio, um extremo e um ponta de lança.
Com esperança,

BELENENSES SEMPRE    

Sem comentários:

Enviar um comentário