sábado, 24 de dezembro de 2016

MENSAGEM DE NATAL DO PRESIDENTE DO CLUBE

Caros consócios,

Depois de ao longo de 2015 termos colocado a casa em ordem, o ano que agora chega ao fim foi claramente muito proveitoso para o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Ultrapassadas as muitas dificuldades com que o Clube se debatia no final de 2014, vencidas diversas obrigações de curto prazo com que nos vimos confrontados, tornou-se possível olhar o futuro com outra tranquilidade cumprindo com a esmagadora maioria das propostas que há dois anos apresentámos à consideração dos sócios.

Em Maio, inaugurámos o novo Salésias Belenenses / Fundação EDP, num projecto faseado que se encontra em permanente desenvolvimento e que em breve conhecerá novos melhoramentos, permitindo nomeadamente qua ali exista uma maior carga de treinos, tanto nos horários nocturnos como na diversidade de equipas que utilizam aquele mítico espaço.

Sensivelmente na mesma altura, o Belenenses logrou o que até aqui se vinha mostrando impossível: a Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade o PIP, elemento determinante para a total requalificação do Complexo do Restelo, tornando-o no maior pólo desportivo e de lazer da cidade de Lisboa. O primeiro concurso público foi lançado e o processo corre a bom ritmo, sendo certo que em breve os sócios serão chamados a tomar posição sobre o arranque das obras do novo Pavilhão.

Tanto o PIP como as Salésias constituíram dois importantes marcos virados para o futuro, no mesmo ano em que o Belenenses garantiu aquilo que quase todos davam como perdido: a manutenção da nossa sala de Bingo.
A par disso, o Belenenses tem hoje uma situação financeira totalmente controlada. Ao invés do que muitas vezes era dado como habitual, o Clube apresenta hoje ordenados e impostos em dia, cumprindo escrupulosamente com todas as obrigações do PER, ainda que veja alguns dos seus parceiros a não cumprir de forma recorrente com as suas obrigações para com o CFB.
Este caminho de rigor e de cumprimento para com os colaboradores e atletas do Clube e para com o Estado – nomeadamente junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social -, é algo de que me orgulho muito particularmente, e que muito anima toda a equipa que me acompanha neste percurso, permitindo-nos olhar o futuro com muita confiança e redobrada ambição. Sabemos que estamos no caminho certo.

Considero hoje que foram dados todos os passos fundamentais para garantir a sustentabilidade e a revitalização do Belenenses: já em 2015 tínhamos lançado a Bluebox, dinamizado a Loja Azul, a comunicação e uma relação mais próxima com as nossas Filiais.

É agora o tempo de crescer social e desportivamente, traduzindo em resultados um projecto desportivo sustentado mas ganhador. Foi nesse quadro de pensamento e de acção que nesta temporada reforçámos significativamente as nossas equipas, tanto nas modalidades como no futebol de formação, procurando dotá-las de mais e melhores recursos e, também, de maior organização e suporte logístico.

As nossas equipas de futebol de Juvenis e de Iniciados disputam neste momento as 2ªs fases dos respectivos campeonatos pelo segundo ano consecutivo, e a equipa de Juniores está muito perto de, à semelhança da temporada passada, assegurar matematicamente o acesso à disputa da fase de Apuramento de Campeão que durante tantos anos lhe escapou. Tudo isto não tendo o Belenenses, neste momento, condições de manter os seus melhores futebolistas sub-19 uma vez que o Clube não dispõe de controlo maioritário sobre a equipa profissional de futebol.

Em todas as modalidades estamos na luta pelo objectivo a que nos propusemos, permitindo-me registar que a equipa de futsal promete fechar o ano nos lugares cimeiros da tabela tendo já assegurado o acesso à Final-8 da Taça da Liga, primeiro objectivo da temporada, ao passo que, num feito historicamente inédito, o Belenenses colocou as suas equipas de natação masculina e feminina na disputa da I Divisão Nacional, prova onde se encontram, finalmente, os quatro grandes do desporto português.
Mas em todas as modalidades damos por certo que o caminho se faz caminhando e que apresentaremos resultados melhores em relação à época transacta.

Em paralelo, damos os primeiros passos rumo à constituição da comissão que tomará em mãos a organização das comemorações do Centenário do Clube, capítulo ímpar na vida do Belenenses que a todos irá orgulhar dado que o encaramos com uma ambição significativa.

Por conseguinte, 2017 será um ano da maior importância para o Belenenses. Resgataremos o futebol profissional, devolvendo-o a todos os associados e adeptos, e estamos desde já preparados para o assumir em respeito pela Identidade e pelos Valores do Clube, o que será fundamental para assegurar a normal progressão dos melhores atletas da formação e também para pacificar e unir toda a massa associativa em torno de um Símbolo quase centenário.

Fechados os processos mais complexos que herdámos, estamos hoje muito optimistas face ao futuro e muito focados em devolver ao Belenenses a sua razão de ser: o futebol sénior. Já demos provas de que por maiores que sejam as dificuldades sabemos vencê-las com a determinação que nos caracteriza, e é por isso que não temos qualquer dúvida de que 2017 será um ano em que mais uma vez faremos História.

Neste momento que é sobretudo de olhar o futuro mas que é também de balanço, não quero deixar de agradecer a forma amiga e carinhosa como, ao longo de 2016, vi toda a família azul unir-se em torno de Vicente Lucas. Vicente merece-o amplamente, e foi muito gratificante constatar em actos e em palavras essa admiração verdadeiramente nacional.

Cada vez mais perto de tornar possível a concretização do sonho de revitalizar o Belenenses, devolvendo-lhe um projecto desportivo estruturante e, desde logo, o seu futebol profissional, quero desejar a todos os associados e adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo, um feliz Natal e um novo ano cheio de saúde e de prosperidade, repleto de vitórias desportivas e de confiança no futuro.

Com amizade e com a certeza de vencer,
Patrick Morais de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário